Psicologia

 




O curso de graduação aborda as correntes de pensamento na Psicologia e introduz o aluno em diversas áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional. Entre as disciplinas obrigatórias do curso estão neurologia, antropologia, teoria psicanalítica e psicologia do desenvolvimento. Entre as optativas, estão, por exemplo, psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas.

A Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, analisando suas emoções, suas ideias e seus valores. O Psicólogo tem a função de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O profissional deve observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar a causa de seus problemas e a rever comportamentos inadequados.

Quem escolhe Psicologia como curso de graduação deve estar ciente de que não será uma tarefa fácil. Mais do que estar preparado técnica e emocionalmente para lidar com os problemas alheios, o Psicólogo precisa estar preparado para enfrentar os próprios fantasmas. Amadurecimento pessoal e gosto pelo estudo são pré-requisitos necessários para quem quer ser bem sucedido na área. 

Oportunidades de Trabalho 

O mercado de trabalho do Psicólogo não está restrito a consultórios particulares. O profissional que se forma no curso de graduação em Psicologia pode atuar também em hospitais, em empresas de seleção e treinamento de recursos humanos, em órgãos públicos através de concursos, e ainda nas mais diversas instituições de suporte à saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico para a recuperação das pessoas.

Outros campos de atuação possíveis são as escolas e instituições de ensino, atuando para a orientação educacional. O psicólogo educacional atua no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

Depoimento 

Acadêmico do 5º período de Psicologia Renan Oliveira Santos

“Desde o Ensino Médio eu sempre sonhei em cursar Psicologia, mas quando o UniFacema ofereceu o curso, eu pensei agora é a minha hora, do meu sonho ser realizado, porque sempre tive essa motivação para conhecer mais a respeito do comportamento e da mente humana, e também por entender essas relações pessoais e interpessoais. Às vezes quando a gente entra no curso de Psicologia muito de nós entramos para nos conhecer e para conhecer o que se passa conosco mesmo, e resolver conflitos internos e também para entender conflitos de outros. Sou completamente apaixonado pelo meu curso, e ao longo do curso, a gente vê várias abordagens e especificidades da Psicologia, e atualmente, até então de acordo com tudo que já aprendi, pretendo seguir a carreira da Psicologia Clínica, que é está dentro de uma clínica atendendo pacientes” 

 

Informações gerais do curso

  • Modalidade: Bacharelado
  • Turno: Noite
  • Carga horária: 4.200h – Bacharelado em Psicólogo / 820h – Licenciatura em Psicologia
  • Duração: 10 semestres - 5 anos / 12 semestres - 6 anos
  • Coordendor(a): Profª Msc. Francisca Tatiana Dourado Gonçalves
  • Curriculo Lattes Coordenador(a): Clique aqui
  • Fanpage do Curso: Clique aqui

Dúvidas fale conosco?